Dicas para Empreendedores: 16 Filmes que todo Empreendedor precisa assistir

Para você que está pensando em empreender ou que já tem o seu próprio negócio, separamos algumas sugestões de filmes para você assistir que podem te motivar a correr atrás do seu sonho, que mostram como agir como um empreendedor de sucesso ou que demonstram o que não fazer quando se tem o seu próprio negócio. Afinal, é sempre bom receber uma dose de inspiração ou aprender novas lições, não é mesmo?
Então prepare a pipoca e bom filme!

1. O Jogo da Imitação: para empreendedores, o filme traz a importante mensagem de que é necessário acreditar na sua ideia, mesmo com as dificuldades que aparecem pelo caminho. Também é uma ótima inspiração sobre a importância de se trabalhar em equipe. Você vai aprender lições de liderança assistindo a esse filme, já que vai ver que Turin tinha muita dificuldade em lidar com as pessoas, mas que isso não foi um empecilho para que o objetivo final, de decifrar códigos, fosse resolvido.

2. Um Sonho Possível: os temas da superação dos obstáculos (no caso do jovem) e da persistência para conseguir um objetivo (no caso de sua mãe adotiva) são ótimos para inspirar empreendedores.

3. Walt Antes do Mickey: uma das frases do filme vale para qualquer um que queira ter seu próprio negócio: “Tudo o que vale a pena fazer deve ser bem feito”, diz o pai do jovem Walt. Para quem quer empreender, sempre é bom conhecer as histórias de quem chegou longe.

4. A Rede Social: a trama da criação do Facebook e do processo sofrido por Mark Zuckerberg no começo da empresa são narrados neste filme. Vários pontos envolvidos na criação de um negócio, desde o desenvolvimento da ideia até o crescimento acelerado e as desavenças, são mostrados no longa. Para quem quer um pouco mais, também vale ficar atento à mensagem que o filme traz sobre como às vezes os empreendedores passam por cima de suas relações pessoais em nome do sucesso.

5. Em Boa Companhia: toda empresa passa por períodos de mudança, portanto, o filme traz mensagens importantes para quem quer estar preparado para elas.

6. Amor Sem Escalas: o personagem de George Clooney viaja para vários lugares com a tarefa de demitir funcionários de outras empresas. No meio do caminho, encontra uma funcionária mais jovem que está tentando emplacar uma tecnologia capaz de substituir seu trabalho. Da gestão de pessoas à revisão de processos, o filme faz os empreendedores pensarem quando é hora de inovar internamente.

7. Coco Antes de Chanel: o filme conta a história real de Gabrielle “Coco” Chanel, estilista francesa que revolucionou o mundo da moda. Diferente das mulheres do seu tempo, Gabrielle passou a se vestir com roupas de homens, o que obviamente chamou a atenção. Com pedidos de encomendas, Coco Chanel passou a produzir vestuários e chapéus sob medida e, assim, começou a montar seu império da moda. Para empreendedores – em especial às mulheres – é um ótimo filme sobre perseverança e coragem. Você também vai ver a importância de estar à frente do seu tempo, não querer seguir padrões e principalmente ter coragem para se impor com seu produto.

8. O Homem Que Mudou o Jogo: como toda empresa precisa estar atenta à economia de recursos, essa é uma história que pode inspirá-lo a buscar alternativas pouco evidentes para chegar ao sucesso sem gastar demais.

9. Invictus: a história chama a atenção pela habilidade de negociação demonstrada por Mandela, característica necessária para qualquer empreendedor que deseja crescer nos negócios.

10. O Dia Antes do fim: uma corretora passando por um momento de crise é o pano de fundo deste longa que trata da crise de 2008 e de como um grupo de funcionários descobriu que a corretora estava arriscando muito mais do que deveria. A história mostra com algumas decisões erradas e falta de transparência no mundo corporativo podem levar ao
fracasso. Por isso, o filme traz à tona uma questão fundamental para qualquer empresa: a postura ética.

11. A Teoria de Tudo: os empreendedores mais ligados em tecnologia costumam admirar a trajetória de Stephen Hawking. Baseado na biografia do astrofísico, este filme conta seus primeiros anos na faculdade, o início da debilitação causada por uma doença degenerativa e o relacionamento com Jane Wide. Hawking é um exemplo de superação e inteligência que pode inspirar muitos empreendedores.

12. O Lobo de Wall Street: baseado na história real de Jordan Belfort, que se tornou milionário com sua corretora Stratton Oakmont, o filme mostra todo o esquema que levou Belfort a ser preso por serviços financeiros ilegais. O filme é um bom exemplo de como determinação pode levar ao topo e da importância de agir dentro das leis para ter um negócio sólido.

13. Chef: o filme Chef conta a trajetória de superação do chef Carl Casper depois de perder seu emprego. O longa ensina como começar do zero pode ser o caminho para o sucesso.

14. À Procura da Felicidade: o filme é uma história de superação e de alguém que não desiste até conseguir um futuro melhor. O filme conta a história de Chris, um pai desempregado e despejado, que precisa sustentar o filho de 5 anos. Morando em abrigos e até dormindo em banheiros públicos, esse homem usa as habilidades de vendedor que possui para pleitear um novo emprego. Baseado em uma estória real, será uma dose de estímulo para você nos seus negócios.

15. Um Senhor Estagiário: esse filme, que é uma lição de carreira, conta a estória de um senhor de 70 anos, aposentado, que inicia um projeto como estagiário de uma grande empresa. A presidente da empresa, Jules Ostin, é uma workaholic assumida que começa a mudar sua forma de pensar e agir graças aos ensinamentos que esse estagiário começou a passar para ela. Ouvir os mais experientes faz toda diferença e é o que você vai levar como lição ao assistir a esse filme.

16: Joy, O Nome do Sucesso: ela inventou um esfregão no momento que as pessoas mais precisavam de um item assim para facilitar a limpeza de casa. A lição que o filme traz e mostrar o que todo o empreendedor deve buscar: remediar as dores das pessoas. Além disso, o filme ajuda a motivar quem está começando um negócio do zero e mesmo sem o apoio das pessoas próximas segue insistindo na sua ideia.

Fontes: https://www.camilaporto.com.br/empreendedorismo/filmes-que-todo-empreendedor- deveria-assistir/ https://exame.abril.com.br/pme/10-filmes-que-todo-empreendedor-deveria-ver/ https://revistapegn.globo.com/Noticias/noticia/2014/04/10-filmes-que-todo-empreendedor- deve-assistir.html

Write a comment