Dicas para empreendedores: faça do seu negócio um sucesso

Muitas pessoas são levadas ao empreendedorismo através de uma paixão ou uma grande aptidão: todos já ouvimos estórias da senhora que cozinhava extraordinariamente bem e conseguiu abrir o seu restaurante ou daquele cabeleireiro que fazia sucesso com todas as clientes e abriu o seu próprio salão.

Mas na vida real, a estória não termina quando a pessoa abre o seu próprio negócio, nesse momento ela está apenas começando. E para o negócio dar certo, o empreendedor não pode apenas ser bom, ou mesmo extraordinário, naquilo que ele faz, ele precisa entender, pelo menos minimamente, das outras áreas de um negócio: é necessário buscar a capacitação necessária para a gestão adequada da empresa.

Por isso, relacionamos algumas áreas em que o empreendedor deve buscar conhecer para garantir a gestão adequada e o sucesso do seu negócio: – Gestão Financeira: incluindo a análise da performance financeira do negócio, planejamento financeiro e gestão do fluxo de caixa. – Contabilidade: para que seja possível revisar com o contador o registro correto das transações da empresa e o entendimento dessas informações. – Fiscal: para poder conversar com o contador e entender sobre a melhor forma de enquadrar a empresa. – Liderança e Gestão de Pessoas: para que seja possível gerir da melhor forma os membros da equipe ou aqueles que prestam serviços para a empresa. – Relacionamento com o Cliente: para que seja possível entender os pontos positivos e negativos da empresa na visão dos seus clientes e busca prestar um serviço de excelência. – Marketing e Marketing Digital: para garantir que a empresa chegará ao maior número de potenciais clientes e passará a mensagem adequada sobre os seus produtos e serviços. – Controles e Processos Internos: para que as operações da empresa sejam desempenhadas com excelência, sem gargalos, e sem desperdício de tempo e de outros recursos.

O conhecimento nessas áreas pode ser buscado através de consultorias, mentorias, cursos presenciais e à distância ou mesmo através de agências de fomento. De uma forma ou de outra, é fundamental que o empreendedor entenda que, ao abrir o negócio, ele deixa de era somente arquiteto, cozinheiro, professor, esteticista, fotógrafo, veterinário, etc, e passa a ser também um empresário. E de preferência, um empresário de sucesso!

Write a comment

One Comment

  • romulosales 30 de maio de 2019
    Reply

    Olá, isso é um comentário.
    Para começar a moderar, editar e excluir comentários, visite a tela de Comentários no painel.
    Avatares de comentaristas vêm a partir do Gravatar.