Mas afinal, o que é Crowdinvesting?

Então você chegou no nosso site, viu que ajudamos pessoas a tirar projetos do papel através da captação de recursos para esses negócios, mas ainda não entendeu bem do que se trata a Crowdinvesting, certo? Sem problemas, a gente te explica.

Você já ouviu falar de Crowdfunding ou vaquinha online? As plataformas de Crowdfunding, também conhecido como financiamento coletivo, são aquelas nas quais pessoas colocam projetos para que outras pessoas possam destinar recursos a eles. Esse tipo de site nasceu nos Estados Unidos por volta de 2010 e chegou no Brasil perto de 2012. Desde então, muitas pessoas têm realizado projetos e ajudado outras pessoas a realizá-los. No Crowdfunding, os projetos podem ser dos tipos mais variados: desde projetos de negócios, passando por projetos sociais, até projetos estritamente pessoais – “Me Ajudem a Ir para a Disney!”.

O modelo de Crowdinvesting é baseado no Crowdfunding e nasceu de um estudo acadêmico que identificou a necessidade de incluir algumas alterações, para que a arrecadação fosse mais proveitosa para empreendedores que buscam captar recursos e mais interessante para pessoas que querem apoiar ideias de negócios. É como se fosse um financiamento coletivo ou crowdfunding voltado somente para negócios.

Assim, os principais diferencias do modelo de Crowdinvesting em comparação ao modelo de crowdfunding tradicional são: – O foco da plataforma é em projeto de negócios, assim esses projetos não ficam perdidos no meio da captação de outros projetos de cunho social, pessoal, etc. – Não é qualquer projeto que pode subir para captação na plataforma, os projetos passam pela análise de uma equipe financeira que avalia a viabilidade do negócio para que o projeto possa ir ao ar para captaç​ão​. ​Assim, os apoiadores poderão estar mais confiantes na hora de apoiar sua ideia. – Os apoiadores, assim como no Crowdfunding, podem apoiar com quanto quiser, mas caso o apoiador contribua com o valor da quota de investimento, além dos brindes tradicionais, ganha também uma participação no faturamento do projeto.

Dessa forma, o modelo de Crowdinvesting, traduzido na plataforma Crowdinvesting Brasil, busca colocar em contato empreendedores com ideias de negócio com potencial e pessoas que querem apoiar e participar dessas ideias. Com isso, todo mundo sai ganhando!

Write a comment